sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O culpado de tudo.

Num dos meus objetivos pra 2012 está a integração no mundo cultural pra ajudar na minha própria bagagem cultural já que quero ser uma jornalista bastante entendida. A primeira proposta pra ampliar esse horizontes foi a Semana da Arte Moderna que numa divulgação de uma colega de facul, me interessei e marquei com azamiga, infelizmente só deu pra Giu ir. Escolhemos a exposição Oswald de Andrade: O culpado de tudo no Museu da Língua Portuguesa.

Nenhuma de nós conhecia o paraíso de três andares. Não sei pra Giu, mas ao abrir as portas do elevador para o andar aonde continha a exposição do Oswáld/Oswaldo/Ôswald de Andrade, meus olhos brilharam de uma maneira inesquecível. E não era só Oswald, tinha Pagu, Tarsila, Nonê, Mario de Andrade, e alguns outros que relacionavam direta e indiretamente com Oswald e o Modernismo todo.

Sem os trechos pra que você suponham pelas imagens, o que poderia estar escrito nesse "banners".
Rabiscos.
"A operação metafísica que se liga ao rito antropofágico é a da transformação do tabu em totem. Do valor oposto ao valor favorável. A vida é devoração pura. Nesse devorar que ameaça a cada minuto a existência humana, cabe ao homem totenizar o tabu. Que é o tabu senão o intocável, o limite?"
Essas coisas vermelhas penduradas são doláres manchados de tinta. 
Marcante isso.

Direcionamos até uma apresentação rapidinha sobre Língua bem interessante, e seguimos pra uma sala fantástica de apresentação de várias escrituras de escritores incríveis. O mais legal eram os efeitos em luzes dentro de uma sala imensa escura transmitindo os textos, no chão, nas paredes e a sensação de entender essas poesias que normalmente ninguém entende. Um espetáculo divino, talvez uma das sensações mais válidas que eu já vivi. Não tem foto porque lá não podia tirar foto e ainda que pudesse eu me encantei de tal maneira que esqueci de tirar mesmo sem flash. Sorry gente.

Saindo dessa apresentação seguimos para um espaço da Língua não só portuguesa, no mundo inteiro... Obvio que eu tava encantada por aquele telão kilometrico com apresentação da cultura brasileira e all. Sem contar que do outro lado da enorme sala, uma linha do tempo desde 4000 a.C até os anos 2000. E um enorme quadro com uma genealogia das línguas desde os primórdios.

O telão kilométrico incrível.
4.000 a.C aos Anos 2000. Linha do tempo da Língua.
Eu encantada pelas linguísticas do mundo. Tô in love com essa foto, ok? 

No final desse telão tinha uma sala com uma mesa psicodélica da qual, eu não fotografei mas era muito louco poder pegar as palavras pela sombra da mão e juntá-las. Pra finalizar, fotos das exposições do primeiro andar.

Um tanto feminista, não?
Elefantes simpáticos.

Apesar da postagem estar atrasada já que essa visitação aconteceu há uma semana, eu amei com todo o amor existente dentro de mim esse lugar (com redundância mesmo). Tenho pretensão em voltar lá muitas outras vezes, e continuar relatando aqui todas as vezes que eu for com direito a fotografias pra vocês sentirem um pouco dessa emoção. Recomendo aos paulistanos que arranjem um tempinho na agenda pra visitar esse paraíso e conhecer mais sobre a história do Brasil, através da linguística e dos grandes nomes do nosso país.

3 comentários:

  1. Mais uma Jornalista! Risos. Que bom que é isso o que você deseja pois você escreve muito bem, tão bem, que eu sou uma mais nova seguidora sua. Já desejei muito ser Jornalista, mas meus caminhos tem andado mais pro lado da contabilidade, mas quem sabe eu consiga realizar esse meu sonho. Gosto demais de escrever, e , Português pra mim é uma Dádiva. Enfim, te convido a passar pelo meu blog também e deixar tua marca, e quem sabe retribuir e me seguir também.

    Parabéns pelo teu blog, e que você seja feliz na profissão linda que escolheu. Beijos.


    http://anestesiandoamente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Aaah, eu adoro o estilo do Oswald *---* Eu nem sabia dessa exposição .-.
    e eu amei a foto do telão quilométrico.

    ~~

    muito obrigada pelo seu comentário fofo, sério, vomitei arco-íris. agradeço muito mesmo o seu carinho^^ e desculpe a demora para voltar aqui.
    achei o seu header uma graça.
    beijubas :*

    ResponderExcluir
  3. Deve ter sido muito incrível. Apesar de não morar em São Paulo, nem em uma dessas outras metrópoles, pretendo seguir a carreira de jornalismo,e para quem quer seguir essa carreira isso é um prato cheio. Fiquei encantada com tudo que relatou no post, e pretendo ir um dia em uma dessas feiras e conhecer, assim como você, um pouco mais dese paraíso cultural.

    placeforgirlsblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada por opinar! Sinta-se a vontade para voltar mais vezes... Será sempre bem-vindo. <3