quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

"A gente tem o que merece"

Foi com essa frase depois de uma sequência de elogios de um novo amigo que fiz pelos encontros da vida, que eu tive um estalo de pauta pra hoje: O que a gente tem merecido receber das pessoas? Penso com relação a todos os apetrechos vitais que nos envolvem.

Eu olho pra mim quando eu concluo esse primeiro parágrafo e talvez eu até tenha uma breve previsão do que eu talvez mereça dessas pessoas que me envolvo direta e/ou indiretamente e mais talvez ainda, eu acho que eu não sou tudo que deveria ser, tenho muito a aprender com algumas pessoas que me rodeiam e me enchem de orgulho por serem tão bonitas. As vezes, até acho que sou melhor fora de casa do que dentro e eu sei que isso deve ser mudado urgentemente, minha casa é meu porto seguro e é dentro dela que eu tenho a maior estabilidade de amor e compreensão. Me sinto pequena e sei que muita gente é tão pequeno quanto eu, quando falo de valores fraternais... De todo modo, que esse seja o primeiro ponto a se pensar.

Aquele lugar que fazemos questão de ceder no ônibus quando tem uma pessoa mais velha que a gente, aquela bondade que fazemos sem sequer estarmos sentados no banco reservado pra classe prioritária ou nem prioritária, que cedemos por livro e espontânea educação. Aquele "bom dia" que a gente dá pro cobrador, pro frentista, pro porteiro, pro chefe. O que nós merecemos não fica só no reconhecimento que nos dão, fica na sensação de boa ação que eleva o ego em milímetros acima do abismo espiritual. Gosto de acreditar que as boas ações fazem parte do caminho mais fácil pra merecer um elogio que abstrai um dia chuvoso, uma briga com a namorada ou a falta de dinheiro, aliás, muito além da conquista de bens materiais, gosto muito de acreditar que nossas almas precisam muito mais de benfeitorias com entes estranhos ou queridos pra adquirir riqueza espiritual. O mais legal é saber que nós estamos vulneráveis a sermos surpreendidos numa dessas "caridades" e então concluir colhendo o que plantamos (e o raciocínio do texto).

Faço questão de destacar que mais do que qualquer gosto musical refinado ou qualquer luta em pról de uma causa social, é importante que você saiba sorrir e praticar o bem sem olhar a quem, sem perguntar por quê, de olhos fechados e coração aberto... O mundo tá cheio de gente que quer ser visto mas não quer se enxergar, não sejamos tão medíocres quanto estes.

Pra completar... Jamais se esqueça de que antes de tudo você é a sua melhor companhia e terá de você mesmo, apenas o que merecer.

Au revoir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por opinar! Sinta-se a vontade para voltar mais vezes... Será sempre bem-vindo. <3