quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Análise: Anos Rebeldes, de Gilberto Braga.

Terminei de ler, e sinceramente a-mei demais.
(Se você pretende ler o livro e é do tipo que odeia que te contem o final, não leia essa postagem.)


O livro fala sobre um grupo de jovens que vivem a época da ditadura, cada um com sua personalidade forte e marcante. É basicamente um romance com toda aquela revira volta no fim que eu adoro. Confesso que me emocionei com o fim do Edgar. O livro me fez parar pra refletir sobre isso de você viver sua vida sempre esperando por algo. Realmente, bem aventurados os que não esperam, pois estes nunca se decepcionarão.
Edgar que fazia um triângulo amoroso com Maria Lúcia e João, depende sempre da instabilidade do casal pra arranjar uma brecha e tentar conquistar Maria Lúcia com todo seu galanteio. Ele não é o típico vilão, mas ele é o coadjuvante de sua própria vida e isso faz como que ele seja o "único" personagem com o fim trágico.
Não sei se era porque o eu-lírico, era justamente o próprio Edgar, mas eu era team Edgar, sem sombras de dúvidas. Entendo que Maria Lúcia amasse o João justamente por ele ter uma personalidade forte, um espírito de herói que lutou pela pátria até o fim. Quer motivo mais cativante que esse? Mas Edgar era o exemplo de homem, que se tivesse Maria Lúcia teria dado a ela a vida que o João jamais seria capaz de dar.
Os outros personagens não são tão reacionários quanto João e Heloísa, mas cada um tem particularidades inesquecíveis que me fizeram suspirar pelo livro do começo ao fim.
Está escrito na minha testa que amei o livro, né? Recomendo bastante, se você for como eu que adora novela - o livro já foi novela na Globo, pra quem não sabe -, adora a década de 60 e 70, se interessa pela cultura brasileira, e detesta lenga-lenga, enrolação, linguagem massante... O livro não tem nada disso, é ótimo. Gilberto Braga está de parabéns.
A dica chave que o livro me transpareceu e eu não posso deixar de compartilhar com vocês: Jamais sejamos coadjuvantes de nossas próprias vidas, jamais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por opinar! Sinta-se a vontade para voltar mais vezes... Será sempre bem-vindo. <3